Deeply x mais351 | Behind The Colab
A Deeply sentou-se à conversa com a Ana Penha e Costa, fundadora da marca +351, para saber em primeira mão como foi a sua experiência e da marca no desenvolvimento da colaboração entre ambas as marcas.
Poderias falar um pouco sobre a colaboração entre a Deeply e +351? O que inspirou a ideia para esta parceria?
Acho que a forte ligação que ambas as marcas têm com o lifestyle português, foi um dos fatores que impulsionou esta colaboração. Os valores que as duas marcas partilham também tornou esta colaboração natural e sustentável. A ligação com o mar, a produção consciente devido ao uso de materiais orgânicos, e a produção em pequena escala.
A mim o que mais me motivou pessoalmente foi ter a oportunidade de desenhar fatos de surf com uma marca que está muito avançada em termos de tecnologia de materiais e design de produto. Nesta colaboração surgiram dois produtos completamente novos para ambas as marcas. A lycra com zipper na frente, e o long john caveado. Duas peças clássicas e timeless do surf, adaptadas aos valores e lifestyle das marcas.
Como e que esta parceria traz uma perspetiva nova ou uma experiência diferente para os vossos clientes?
Ao unirmos duas equipas, e sermos obrigados a pensar em conjunto, tendo em consideração a estética e objetivos de ambas as marcas, fez-nos criar dois produtos com um design único. O facto de produzirmos numa escala muito pequena, faz com que os produtos sejam ainda mais autênticos e especiais, e se convertam numa verdadeira peça de design.
Podes partilhar alguns insights sobre o processo criativo por trás dessa colaboração?
Para nos assegurarmos que tínhamos o fitting perfeito e previamente testado, aproveitámos alguns modelos já existentes da Deeply. Dentro da linha da +351 optámos por utilizar o círculo como elemento de designe que visa unir ambas as marcas ao representar o sol. Daí surgiu o slogan de campanha “Bounded by the sun”. Apenas o amarelo se destaca como a cor chave desta coleção, presente na estampa do circulo, nos fechos e nas costuras das peças.
Como garantem que os produtos colaborativos ressoam com ambos os conjuntos de clientes?
É sempre um desafio testar novos mercados, e abrirmos-nos a novos publicos. Mas acreditámos na viabilidade desta oportunidade porque a Deeply partilha muitos dos nossos valores, e decidimos arriscar.
Como é que esta colaboração influenciou a perceção da marca mais351?
Na minha opinião, as marcas têm sempre a ganhar com este tipo de colaborações, onde surge a oportunidade de testar novos públicos e tipos de produto. Em termos de desenvolvimento de produto, houve uma troca de universos com a Deeply. Uma marca que sai da água e outra que entra. A Deeply trabalhou com os nossos fornecedores, teve acesso às nossas matérias-primas e design. O mesmo aconteceu com a +351.
Que aspetos inovadores essa colaboração traz para o cenário do surf?
Aqui surgiu uma nova visão proveniente de um designer têxtil que teve a oportunidade de desenhar um produto técnico, que normalmente só se desenvolve em grandes marcas de surf. Isto faz com que o produto seja único, por ser um fato produzido com muito mais artesiana e atenção ao detalhe. Sobretudo por ser um produto produzido em poucas quantidades, tornando-o exclusivo.
Há planos para futuras colaborações entre as duas marcas?
Por agora não há perspetivas futuras de projetos entre ambas as marcas, mas manter uma linha de fatos na +351 é sem dúvida uma mais-valia para marca por ser um produto inovador e único.
Que feedback receberam dos clientes até agora sobre a colaboração?
No que toca aos materiais o feedback tem sido ótimo. O neoprene que a Deeply usa é de facto de topo de mercado. É um neoprene super elástico, consciente e confortável. No que toca aos diferentes modelos de produto, a licra teve um grande sucesso por ser uma peça versátil e fácil de usar. O long john por ter mangas cavas torna-se num produto mais intimidante, reservado para os mais atrevidos.