O que é o estado de flow e quais são os seus benefícios?

O que é o estado de flow e quais são os seus benefícios?


Na Deeply temos o objetivo de elevar a nossa comunidade a um estado de flow. Mas o que é isto exatamente? Muitos de nós já tivemos esta experiência sem estarmos conscientes. O estado de flow é caracterizado pela sensação de fluidez entre o corpo, a mente e o espírito. É quando ficamos completamente consumidos pela atividade que estamos a fazer e não há espaço para a distração. Perdemos a noção do tempo e os nossos sentidos ficam mais apurados de forma a criar uma sinergia natural. O estado de flow é mais conhecido como “estar na zona”. A boa notícia é que este estado está ao alcance de todos nós.  


O que acontece ao cérebro quando está em estado de flow? 

 

A verdade é que os neurocientistas ainda não conseguiram entender o estado de flow a cem por cento. Porém, concordam que o estado de flow é caracterizado por um estado mental alterado. 

Para atingir o estado de flow tem de haver o equilíbrio ideal entre as nossas capacidades e a dificuldade da tarefa ou atividade. Devíamos fazer uma atividade ou tarefa que nos envolve, que está ligeiramente acima das nossas capacidades, mas que não é demasiado difícil ao ponto de criar frustração. O nível de concentração requerido deve permitir ao nosso cérebro relaxar de certa forma. 

Quando estamos concentrados numa tarefa o nosso sistema central executivo (SCE) está ativo. Quando estamos a pensar em vão ou inativos, o sistema de modo automático(SMA) está ativo. Embora seja contra intuitivo, a nossa atividade cerebral é bastante mais elevada quando o SMA está ativo. Este sistema também é o responsável por gerir o estado de flow. Quando entramos num estado de flow, o nosso cérebro está totalmente focado na atividade de modo a libertar outras áreas do cérebro o que nos permite criar novas ligações. Embora o estado de flow seja ativo, este estado é regenerador e prazeroso. Num estado de flow libertamos dopamina. Este neurotransmissor faz nos sentir relaxados, optimistas e energizados. 


Os benefícios de um estado de flow.

  1. Regulação emocional: O estado de flow aumenta a nossa complexidade emocional, isto permite-nos desenvolver novos estados emocionais, e ferramentas de gestão emocional mais sofisticadas. Por consequente o estado de flow pode nos ajudar a melhorar a nossa regulação emocional e a dar-nos mais estabilidade emocional. 

  2. Felicidade e Realização: As pessoas num estado de flow apreciam mais a tarefa ou atividade que estão a fazer. Isto faz com que as pessoas se sintam mais satisfeitas e realizadas com a tarefa. Os estudos demonstram que isto aumenta os níveis de felicidade e de realização pessoal. 

  3. Motivação Intrínseca: Visto que o estado de flow é um estado mental positivo, isto pode ajudar as pessoas a aumentarem os seus níveis de motivação. Faz com que as pessoas queiram fazer as tarefas pelo simples prazer do processo ao invés do resultado em si. 

  4. Foco e performance: As pessoas num estado de flow encontram-se totalmente focadas na tarefa, e não se distraem. Por consequente, um estado de flow melhora a performance. 

  5. Aprendizagem, desenvolvimento de capacidades e criatividade: Para atingir o estado de flow, é preciso ter um certo nível de capacidade e competência relativamente à tarefa. De modo a manter o estado de flow as pessoas têm de estar constantemente a aprender e a evoluir. 


Como atingir um estado de flow.

  • Estabelece metas claras: alcançar um estado de flow envolve ter um objetivo claro e trabalhar para atingir um objetivo. Isto torna-se mais fácil quando sabemos exatamente para o que estamos a trabalhar, pois isto dá-nos uma sensação de controlo.

  • Torna-o desafiador: as atividades com o nível de dificuldade adequado são mais envolventes. Encontra maneiras de aumentar a complexidade da tarefa em questão. Quando tornamos as atividades rotineiras mais desafiadoras, elas tornam-se mais agradáveis.

  • Facilita o foco: bloqueia os períodos de tempo em que podes trabalhar sem distrações. Escolhe também a hora do dia em que  estás mais ativo e alerta para melhorar o teu foco.

  • Autoconhecimento: é difícil entrar num estado de flow quando estamos a fazer algo de que não gostamos. No entanto, também vale a pena perceber por que é que não gostamos da tarefa. É muito fácil? Muito repetitiva? Demasiado difícil? Se nos concentrarmos em encontrar algo que valha a pena aprender e melhorar em cada tarefa, podemos transformar quase tudo numa experiência de flow. Experienciar um estado de flow sempre que possível leva a uma vida mais feliz e realizada.


O flow no surf

Não conseguimos reconhecer que estamos num estado de flow. No momento em que nos apercebemos que estamos em estado de flow, deixamos de estar. Porém, todos nós podemos reconhecer os momentos em que experienciamos um estado de flow. Para aqueles que praticam o surf, a escalada e deportes de alto risco, atingir o estado de flow torna-se habitual. 

Já vos aconteceu estarem na água e alguém vos pergunta a quanto tempo estão na água e não saberem dizer ao certo? A razão pela qual perdemos a noção do tempo, é porque a nossa realidade resumiu-se à nossa experiência do momento presente e do ambiente que nos rodeia. Tudo o resto por momento deixou de existir. Só existes tu e as ondas. 


“Então, da próxima vez que alguém te tentar fazer sentir culpado por passar muito tempo a surfar, o que aparentemente é uma atividade inútil porque não nos traz dinheiro, status ou um carro novo, lembra-te de que o surf nos mantém em forma, jovens de coração e perto da Natureza. Mas, mais do que isso, o surf dá-nos o Flow, um estado de espírito apreciado por crianças e caçadores-coletores, mas infelizmente ausente no mundo superficial e materialista de hoje. Se alguém te perguntar por que é que continuas a fazer uma atividade tão inútil como o surf, não fiques irritado à procura de um motivo. Apenas diz-lhes a eles que surfas por surfar, e é isso.” - Tony Butt, jornalista da Patagônia


Perceber os quatro químicos do cérebro feliz

As hormonas são produzidas por diferentes glândulas no nosso corpo. Elas viajam pela nossa corrente sanguínea e atuam como mensageiras nos nossos processos corporais. Uma das suas funções importantes é regular o nosso humor. As hormonas da felicidade são conhecidas por promover um sentimento de positividade, felicidade e prazer.

Existem quatro hormonas principais da felicidade. Cada uma desempenha um papel diferente e é ativada por meio de diferentes ações e comportamentos.

  • Dopamina: É conhecida como a hormona do “sentir-se bem”. Atua no sistema de recompensa do nosso cérebro. Dá-nos prazer e permite-nos aprender e memorizar. Podemos  aumentar esta hormona ao concluir uma tarefa, celebrar pequenas vitórias e cuidarmos de nós próprios.

  • Serotonina: Esta hormona é responsável por regular o nosso humor. Também afeta o nosso sono, apetite, digestão, capacidade de aprendizagem e memória.

  • Ocitocina: Esta é a “hormona do amor”. É necessária para o parto, amamentação e o vínculo entre os pais e filhos. Também promove confiança, empatia e união nos relacionamentos. Esta hormona responde ao toque físico.

  • Endorfinas: são os “analgésicos” naturais do corpo. Elas são liberadas pelo corpo em resposta ao stresse e desconforto. Elas também são libertadas quando nos envolvemos em atividades de recompensa.