A nature’s Act | Surf Madeira | Ep.02

 

Maxime Huscenot viajou até a  Ilha da Madeira, para explorar a Ilha, as suas ondas e a comunidade surfista local. Maxime viajou pela primeira vez para a Ilha da Madeira há 13 anos. Ele ficou imediatamente impressionado com a beleza da ilha e as ondas épicas que ela oferece. O seu apreço foi tal que nos últimos três anos visitou a ilha duas vezes. 


A Ilha da Madeira oferece uma variedade de ondas. Permite-lhe utilizar diferentes tipos de pranchas, e desfrutar de linhas alternativas, o que não conseguiria fazer noutros spots de surf. 


Quando chegou à Ilha com a Deeply, encontrou-se com o João Guedes e o Orlando Pereira. Após a sessão de surf, Orlando levou-os à Serra de Água para desfrutar um pouco de “Poncha”, o conhecido licor local.  


Orlando Pereira é um surfista icónico da Ilha da Madeira. Segundo ele, a Ilha da Madeira é um dos melhores spots de surf da Europa. Especialmente a região da Calheta, localizada na parte sudoeste da ilha. 

Esta zona acolhe as melhores ondas da Ilha. As suas praias formam um circuito que permite surfar o dia todo. Não visitar a região da Calheta é como ir ao Hawaii e não visitar o North Shore. 

Madeira Ep02

 

A Madeira oferece ondas grandes, picos sem multidões e ondas perfeitas. A Ilha da Madeira está na vanguarda do futuro do surf de ondas grandes. 


O local seguinte foi o Seixal, no Porto Moniz. Aqui conheceram Rúben Afonso. Fundador do Madeira Surf Center. Rúben considera as ondas do norte as melhores. 

Esta zona abriga inúmeras praias como a Fajã da Areia, Baía dos Juncos, Ribeira das Janelas e Contreiras. No entanto, o seu spot é o “Cabeço do Boi” em “São Vicente”.

Foi só depois da construção do cais nesta região, que Rúben percebeu o potencial de surf que aqui existia. 


O terceiro lugar do itinerário foi Machico. A casa de Around Freedom Surf School fundada por Roberto Felipe. Ele  começou a surfar na Madeira em 1989. Vindo do continente, sempre foi apaixonado pela vida tranquila e lenta da ilha. O surf tornou-se uma mais valia.. 


Embora o Surf na Madeira só agora esteja a tornar-se conhecido no estrangeiro, a sua primeira geração de surfistas instalou-se há cerca de 40 anos, entre eles, Belmiro Mendes, natural dos Jardins do Mar, e fundador de Actividades Aquáticas Salty-Madeira, localizado no Porto da Cruz em Machico . De acordo com Belmiro, a Madeira é um lugar difícil para aprender a surfar. 

O mar e as ondas podem ficar agitados. Por isso, ele concentra-se no ensino individual. Não só ensina as pessoas a surfar, mas também transmite os valores dos locais e como respeitar a comunidade local e o meio ambiente. 

Para proporcionar a melhor experiência aos seus clientes, ele escolhe a praia no dia, dependendo do que o cliente procura. 


Tornou-se claro que o Surf se converteu numa mais valia para a Ilha da Madeira. Oferece empregos e promove a sustentabilidade. Na Madeira, o papel do surfista é de preservação e cuidado ambiental, bem como de sensibilização para as questões ambientais. 

A comunidade surfista local está na vanguarda da preservação da integridade e da saúde da Ilha. Eles investem em ensinar os estrangeiros a respeitar a ilha e os seus habitantes locais, dando o exemplo. 


Se está a planear uma viagem de surf, a Ilha da Madeira é o local para ir.