Os 12 Melhores Surf Spots de Portugal na Costa Oeste e Sul

Portugal está a tornar-se num dos destinos de surf mais conceituados da Europa. Com uma extensa costa oeste e sul,  abundante em picos épicos de surf. A maioria dos picos de surf portugueses são adequados tanto para iniciantes como para surfistas de nível intermédio. Surfistas experientes e aqueles que procuram ondas grandes também têm vários spots de surf para escolher. 


Neste blog post pretendemos partilhar convosco os nossos spots de surf preferidos, as melhores condições para surfar e as nossas escolas de surf preferidas na zona.

Os locais serão nomeados de norte a sul para facilitar a localização no mapa. 


  • Praia de Ofir

    Esta é uma bela praia rodeada por um extenso pinhal localizado no parque natural do Litoral Norte. Localiza-se no ponto de encontro entre o rio Cávado e o oceano Atlântico. Ao longo de 18km de terra  e área oceânica protegida. Uma variedade de pássaros e outros animais selvagens podem ser encontrados aqui. 


    Esta é uma das melhores praias portuguesas para surfistas iniciantes. A praia é protegida de grandes ondas, e as ondas são suaves e lentas.


    Com um break de banco de areia, com esquerdas e direitas, esta localização funciona melhor com swells de noroeste e ventos offshore vindos de leste-nordeste. Este spot é muito consistente e funciona durante todo o ano. 


    Escola de Surf: Element Fish


    • Póvoa do Varzim

      Situa-se no norte de Portugal numa planície arenosa costeira. Situa-se entre os rios Minho e Douro. 

      É uma praia bastante exposta com recifes e beach breaks. As melhores condições para surfar aqui são com swell de oeste e ventos offshore de leste. A quebra oferece ondas de esquerda e direita que são melhores com a maré alta. Este spot é bastante consistente e funciona em qualquer época do ano. 


      Escola de Surf: Estela Surf & Hostel


      • Praia de Matosinhos

        Esta é a maior praia do Porto com fácil acesso ao centro da cidade a 15 minutos de metro. A praia situa-se na localidade de Matosinhos junto aos portos de pesca e contentores. A proximidade com os portos compromete a qualidade da água, mas ainda é adequada para surf e natação. 

        Matosinhos tem um beach break bastante consistente e que funciona bem durante todo o ano. As condições mais adequadas são com swells de oeste e ventos offshore de leste. O surf é melhor na maré baixa. É ótimo para surfistas iniciantes no verão devido às ondas pequenas. 


        Escolas de surf: Flower Power Surf School, Onda Pura, Linha de Onda.


        • Figueira da Foz

          Situada na costa centro-oeste de Portugal, no final do rio Mondego. A Praia do Cabedelo é uma das três principais praias da zona. O seu beach break é bastante consistente e funciona durante todo o ano. Um swell de oeste com vento offshore de leste fornece as condições mais favoráveis. Há quem diga que é uma das melhores ondas de Portugal especialmente para bodyboarders.


          Escola de Surf: isurf


          • Praia da Areia Branca

            Localizada a 15 km a sul de Peniche com vista sobre a ilha das Berlengas. É uma praia muito bonita e limpa localizada no final do rio Grande. É um beach break exposto com ondas consistentes durante todo o ano. As condições de surf mais favoráveis ​​são com ondulação de oeste e ventos offshore de leste. A quebra fornece ondas de esquerda e direita. A melhor parte desta praia é que raramente tem crowd. 


            Escola de Surf: Escola de surf Uprise


            • Praia do Guincho

              Integrada no parque natural de Sintra, é uma das mais belas praias do país. Cercado por dunas de areia branca contrastando com o fundo da floresta. Tem um beach break exposto com condições confiáveis ​​durante todo o ano. É adequado para a prática de surf, bodyboard e kitesurf devido aos fortes ventos de norte. As condições mais favoráveis ​​incluem um swell de oeste-noroeste e vento offshore de leste. A praia é melhor para surfistas intermedios e avançados, com alguns dias sendo amigáveis para iniciantes. 


              Surf:Escola de Surf do Guincho


              • Praia de Carcavelos

                Uma das praias mais conhecidas da zona de Lisboa devido à sua proximidade com a cidade. Tem um beach break confiável com ondas o ano todo. As condições mais favoráveis ​​incluem swells de oeste-noroeste e ventos offshore de leste. Boas ondas podem ser encontradas em todas as fases da maré. Adequado para todos os níveis de surf.


                Escola de Surf: Ligação de surf de Lisboa, escola de surf de Carcavelos


                • Costa da Caparica

                  Um paraíso para surfistas a sul de Lisboa. Aqui encontrará 30 kms de beach breaks para todos os níveis de surf. As condições mais favoráveis ​​incluem ondulação de oeste e ventos offshore de leste. 

                  Adequado para surfar em todas as marés. As ondas são longas ou curtas e ocas. 


                  Escolas de Surf: Caparica Surf School, Lufi Surf School


                  • Praia de São Torpes

                    Localizada no Parque Natural do Sudoeste do Litoral Alentejano. Embora não seja uma das praias mais bonitas, as suas águas mornas são um diferencial. Uma praia muito conhecida na área devido às suas ondas amigáveis ​​para iniciantes, embora seja adequada para todos os níveis. 

                    As condições de surf mais favoráveis ​​incluem um swell de sudoeste e ventos offshore de nordeste. O beach break oferece tanto ondas de esquerda quanto de direita e a qualidade das ondas não é afetada pela maré. 


                    Escola de Surf: ESLA Escola de Surf


                    • Praia da Arrifana

                      Localizada no sul de Portugal, é uma das praias mais emblemáticas da região. É ideal para iniciantes devido à sua consistência de ondas, mas também é bastante agradável para surfistas mais avançados. 

                      Funciona melhor com swell de noroeste e ventos offshore de nordeste. A praia oferece um bom abrigo dos ventos do norte devido às suas altas falésias. O beach break oferece ondas de esquerda e direita, e uma quebra consistente de recife à direita também. Haverão boas ondas com todas as fases da maré.


                      Escola de Surf: Escola de surf e acampamento da Arrifana


                      • Praia do Tonel

                        Situada em Sagres, o ponto mais a sul de Portugal, também conhecido como “o fim do mundo”. As melhores condições ocorrem com swell de oeste e ventos de leste. O inverno é a melhor época do ano para surfar aqui. Os surfistas poderão surfar um ponto à esquerda. Mais adequado para surfistas intermédios a avançados, devido às fortes correntes. 


                        Escola de Surf: Algarve Surf Clube


                        • Praia da Rocha

                          Este é um spot pouco fiável, fazendo do Inverno a melhor altura do ano para surfar aqui. Funciona melhor com ventos offshore do norte. A direção de onda ideal é do sudoeste. O beach break oferece tanto ondas de esquerda quanto de direita e pode ficar facilmente crowded. 


                          Escola de Surf: Escola de Surf Eco do Futuro