Os Benefícios da Exposição à Água Fria

À medida que nos encontramos no pico do inverno, somos confrontados com o swell de inverno. Embora a maioria se vista de forma a combater o frio, sabias que a exposição à água é considerada terapia? A terapia de água fria promove a saúde e ajuda a prevenir a doença. Embora pareça mais uma moda passageira, esta é de facto uma prática milenar. As principais fontes de tratamento com esta terapia são a gestão da dor, a prevenção e recuperação de lesões musculares e melhorar o humor. 

A Terapia na História 

A terapia de água fria tem sido usada há milhares de anos por várias culturas à volta do mundo. Os Gregos usavam-na como tratamento e para o relaxamento. O médico Romano Claudius Galen prescrevia esta terapia como tratamento para a febre, algo que ainda se faz hoje em dia. 

Estudos feitos nos anos 2000 demonstram que a terapia de água fria influencia a circulação sanguínea, o que influencia a regeneração muscular. 

O promotor mais recente desta terapia é o Wim Hof, também conhecido como o “homem do gelo”. 

Como Funciona

Quando expomos o nosso corpo à água fria, isto faz com que os vasos sanguíneos submersos na água se contraiam. Isto força o sangue a fluir em direção aos órgãos. A água também exerce pressão no corpo o que promove a corrente sanguínea para os órgãos principais como o coração, o cérebro e os pulmões. Quando temos mais sangue a fluir para os nossos órgãos, consegue recolher mais oxigênio e nutrientes. 

Assim que saímos da água, os mesmos vasos sanguíneos dilatam-se. Isto faz com que o sangue rico em nutrientes e oxigénio possa inundar os nossos tecidos, ajudando a remover substâncias como o ácido láctico e a reduzir a inflamação. A doença só surge na presença da inflamação. Por isso, a ausência da inflamação é a ausência da doença. 

A longo prazo, a terapia de água fria fortalece os vasos sanguíneos devido à contração e dilatação extensa dos vasos. 

Esta terapia pode ser feita em casa ou num estúdio.


Como Começar 

Duches de água fria em casa podem ser um bom ponto de partida para a terapia com água fria. Porém, a melhor forma de beneficiar desta terapia são os banhos de gelo. 

Se estás agora a descobrir esta terapia, aconselhamos a começar com os duches de água fria de forma a habituar o teu corpo antes de mergulhar no gelo. 

Quando estiveres pronto, podes encher a tua banheira com a água mais fria que sair da tua torneira. Tenta ficar submerso entre dois a cinco minutos. O objetivo é trabalhar para chegar aos dez minutos. Assim que começares a tremer deverás sair. Isto é o teu corpo a dizer que já atingiu o tempo limite hoje.

 

De qualquer modo, para combater a água fria do mar, podes sempre contar com a nossa sugestão de produtos que te mantêm quente e confortável nas temperaturas mais baixas. Ver coleção