Porquê o Surf?
Porquê o Surf?
Porquê o Surf?

Interview

Porquê o Surf?

Uma mão cheia de motivos

É uma verdade absoluta. O Desporto faz bem à saúde. No caso do surf, não é diferente. E quando apanhamos o ritmo, juntamente com os profissionais certos, chega uma certeza: o surf e o mundo das ondas são uma necessidade. Não uma escolha. Deixamos cinco razões para escolheres o surf como a tua modalidade de eleição.

  • MENTE SÃ EM CORPO SÃO

Mais força, equilíbrio, coordenação e resistência são garantias para quem pratica a modalidade. É com a força do mar que tens de lidar e, por isso, as vantagens também são muitas para a saúde cardiovascular. As remadas e outros movimentos prometem dar mais vida ao coração e promover ganhos de energia. Para a respiração, os efeitos são positivos, quer pelo sal, quer pela diversidade de nutrientes da água do mar, que desobstruem as vias respiratórias. Através da pele, a água consegues ainda eliminar impurezas do sangue e reforçar o sistema imunitário. E, para enriquecer um corpo são, há o relaxamento e o alívio do stress que o contacto com o mar proporciona. É isso que a água também limpa: a mente, com ganhos de energia e de produtividade.

  • INCLUSÃO

O surf é para todos. Para todos, sem exceção. Não há diferenciação por idades, por peso ou por qualquer outro motivo. Pelo contrário. Basta olhar para o exemplo do pai e do filho, que rumam juntos ao mar para praticar a modalidade. Dois níveis diferentes, a mesma oportunidade.

  • UNIÃO E AMIZADE

Os laços criados entre surfistas são estreitos e as amizades vivem-se com intensidade. Entre ajuda mútua e reciprocidade, os praticantes dividem ondas e partilham gargalhadas. Mais do que entrar no mar e nas aventuras com que nos presenteia, estás a integrar-te numa grande família, onde a união é a máxima que guia qualquer surfista.

  • SUPERAÇÃO

As ondas não vão estar sempre perfeitas. Também não se aprende a surfar de um dia para o outro. Nem sempre vão estar reunidas as melhores condições. É preciso tempo e, mais importante, capacidade de adaptação. E o surf dá-nos isso mesmo. Paciência. Foco. Sentido de persistência. Quando chegam as conquistas, a sensação vale por tudo. Conseguimo-nos superar.

  • CONTACTO COM A NATUREZA

O mundo de um surfista é, também, um imenso habitat natural, onde abunda a vida marinha. Surfar é isso mesmo. É conviver com outros seres vivos e conhecer mais sobre o mar e sobre o planeta. A consciência sobre a necessidade de proteger o ambiente vem automaticamente. Conhecidas as vantagens, dá o próximo passo e aventura-te no mar. Os ganhos para o corpo e para a mente estão garantidos.

Titulo