Surfar pela sua saúde mental?

Surfar pela sua saúde mental? A terapia de surf tem se tornado cada vez mais requisitada para a saúde mental. 


Sabemos que o desporto e o exercício físico têm benefícios a longo prazo na nossa saúde física e mental. Quando realizados num ambiente natural, a atividade física pode trazer benefícios ainda maiores, como redução da raiva, depressão e stress.


A estimulação sensorial proporcionada pelo ar livre, estimula todo o corpo. Segundo a pesquisa, passar tempo na natureza, especialmente na água, reduz a produção de hormonas do stress, como o cortisol e a epinefrina.

Os íons negativos com os quais a água do oceano é preenchida também fornecem um efeito calmante.


A terapia de surf envolve o uso do surf, os elementos terapêuticos do oceano e atividades aquáticas estruturadas e adaptadas às necessidades de cada indivíduo. Um instrutor de surf adapta a sessão de surf às necessidades individuais ou do grupo.


Os participantes que vivem com TSPT e depressão profunda parecem  beneficiar mais da terapia de surf numa pesquisa feita em 2020. A terapia de surf não reduziu apenas a depressão e a ansiedade, mas também ajudou a melhorar o humor dos participantes geral.


Uma análise de 2022 da terapia de surf sugere que os benefícios da terapia de surf incluem melhorias em:


  • Sintomas específicos, como depressão e transtorno de stresse pós-traumático (TSPT)
  • Habilidades sociais
  • Auto-estima
  • Confiança
  • Mobilidade e saúde física
  • Saúde mental geral
  • Habilidades de enfrentamento
  • Resiliência
  • Independência

O surf oferece uma maneira de relaxar e descontrair num ambiente natural. As evidências emergentes demonstram que tem um impacto positivo significativo na saúde mental.


Existem associações dedicadas especificamente para estas áreas e utilizam as experiências do Surf para terapia e questões de saúde mental. 

A Deeply apoia a Surf Art do Nuno Fazenda. Um projecto que visa audiências mais jovens. O objectivo é dar-lhes um desafio que seja aventureiro, que os desafie e os faça querer alcançar os seus objectivos e ultrapassar medos. A Surf Art afirma que através do Surf, os jovens são expostos a interacções sociais, sessões de terapia de praia, objectivos de surf que podem ter efeitos muito positivos na sua felicidade global e capacidade de seguir em frente.

Artigo completo sobre Surf Art disponível aqui: 

https://surfsimply.com/community-projects/dare-accomplish-transform/