Surfar pela sua saúde mental?

O surf tem benefícios para a saúde mental? A utilização do surf como terapia tem se tornado cada vez mais requisitado para a saúde mental.

Sabemos que o desporto e o exercício físico proporcionam benefícios a longo prazo para a nossa saúde física e mental. Quando praticados num ambiente natural, e ao ar livre, a atividade física pode trazer benefícios ainda maiores, como a redução da raiva, depressão e stress.

Os estímulos sensoriais proporcionados pelo ar livre, despertam todo o corpo. Passar tempo na natureza, especialmente dentro de água, reduz a produção de hormonas do stress, como o cortisol. Os iões negativos contidos na água do mar, oferecem um efeito calmante. 

A terapia de surf envolve o desporto do surf, os elementos terapêuticos do oceano e atividades aquáticas estruturadas e adaptadas às necessidades de cada indivíduo. Um instrutor de surf adapta a sessão de surf às necessidades individuais ou do grupo.

Porém, os surfistas autónomos também beneficiam dos efeitos terapêuticos oferecidos pelo desporto, e o ambiente onde este se concretiza. 

Os participantes que vivem com TSPT e depressão profunda parecem  beneficiar mais da terapia de surf segundo uma pesquisa feita em 2020. A terapia de surf não só reduziu os sintomas de depressão e a ansiedade, mas também ajudou a melhorar o humor dos participantes em geral.


Uma análise de 2022 feita à terapia de surf sugere que os benefícios da terapia de surf incluem melhorias em:

  • Sintomas específicos, como depressão e transtorno de stresse pós-traumático (TSPT)
  • Habilidades sociais
  • Auto-estima
  • Confiança
  • Mobilidade e saúde física
  • Saúde mental geral
  • Habilidades de enfrentamento
  • Resiliência
  • Independência

O surf oferece uma forma de relaxar e descontrair num ambiente natural. As evidências demonstram que o surf tem um impacto positivo e significativo na saúde mental.

Existem associações dedicadas especificamente a esta área. A Deeply apoia a Surf Art do Nuno Fazenda. Um projecto que visa audiências mais jovens. O objectivo é dar-lhes um desafio que seja aventureiro, que os desafie e os faça querer alcançar os seus objectivos e ultrapassar medos.

A Surf Art afirma que através do Surf, os jovens são expostos a interacções sociais, sessões de terapia de praia, objectivos de surf que podem ter efeitos muito positivos na sua felicidade global e capacidade de seguir em frente.

Artigo completo sobre Surf Art disponível aqui: 

https://surfsimply.com/community-projects/dare-accomplish-transform/